Livro: "A lista de Brett" - Lori Nelson Spielman

O livro se inicia com a executiva de marketing Brett Bohlinger tentando lidar com a morte de sua mãe, Elizabeth, após um câncer. Mal tendo absorvido tal situação, no momento de receber sua herança, as coisas não acontecem conforme Brett imagina. Ela acreditava que, além de presidir a empresa Cosméticos Bohlinger em substituição a mãe, estaria na divisão dos bens normalmente como seus irmãos porém, quando a família se reúne com o advogado contratado especificamente para este fim, eis a surpresa: Elizabeth deixa, além de seu testamento, uma lista de sonhos escrita por Brett quando a mesma tinha 14 anos, que foi guardada pela mãe, com a condição de receber a sua parte na herança se cumprisse os itens da lista no período de um ano...




Isso tudo deixa Brett desolada pois ela tem a impressão que os irmãos ficaram tranquilos enquanto ela estaria perdendo tudo o que tinha em detrimento de cumprir uma "lista idiota" e se questiona o motivo de a mãe ter feito isso com ela: Como uma lista feita por uma adolescente poderia fazê-la feliz nos dias atuais?? Por que uma pessoa com 36 anos, um bom emprego, um namorado bem sucedido, morando em um lindo loft em um ótimo bairro, um carro maravilhoso e dinheiro na conta teria que se submeter a isso?

Com isso, as coisas começam a ruir na vida de Brett: ela se vê sem seu emprego na empresa da mãe, a cunhada ficando com o seu cargo na presidência e um relacionamento desmoronando. Os irmãos parecem não estar muito preocupados com a situação que ela está vivendo e Brett começa a se ver sem alternativa a não ser cumprir a bendita lista que tem itens como: ter um filho, ter um cachorro, fazer uma apresentação em público, ser professora e amar seu emprego.
A cada item cumprido, o advogado entrega a Brett uma carta deixada por sua mãe.



Esse livro foi muito diferente do que eu esperava... Foi mais profundo e, apesar de não concordar com algumas coisas na leitura, me fez refletir sobre algumas questões. Inicialmente Brett me irritou com a submissão ao namorado, a falta de firmeza diante dos irmãos em algumas situações e de sua própria vida. Ver Brett amadurecendo com o passar das páginas é muito interessante, fazendo com que eu torcesse mais por ela. A forma atrapalhada que ela lida com a vida amorosa também evolui a medida que conhecemos alguns "pretendentes". A relação de Brett com a mãe parecia tão linda e próxima mas essa afirmativa cai por terra não somente por este plano de Elizabeth mas por alguns fatos que se revelam a seguir. Confesso que achei as cartas da mãe um pouco forçadas, pois soam como se de fato ela soubesse exatamente o que aconteceria com a vida de Brett em cada item da lista mas relevei, rs. Gostei muito da leitura ser em primeira pessoa, fluiu muito bem.

A cada página, permaneci na expectativa do que aconteceria a Brett e se ela realmente conseguiria cumprir as tarefas e de que forma isso de desenrolaria pois, fui percebendo que não seria, nem de perto, como ela imagina no início do livro.

A leitura nos leva a reflexões sobre recomeço, zona de conforto, realização de sonhos, encarar os medos e, consequentemente, amadurecimento. Quantas listas já fizemos e não levamos a diante?



"Eu acho que cada um tem o poder de realizar os próprios desejos. Só precisamos encontrar coragem para isso."


Beijos e fiquem com Deus!!   






Nenhum comentário: